20 de abril de 2016

O Que Achou do Espetáculo "PRA QUE SERVE A ESCOLA?"

Após a estreia de "Pra Que Serve a Escola?", no Teatro SESI Jacarepaguá, o público pôde  dar sua real opinião sobre o nosso trabalho. Confira no vídeo.

Depoimentos de Ariadne Lage e Luisa Lage

Formação do Educador

"Sonho com uma escola em que se cultivem pelo menos três coisas.
Primeiro, a sabedoria de viver juntos: o olhar manso, a paciência de ouvir, o prazer em cooperar. A sabedoria de viver juntos é a base de tudo o mais.
Segundo, a arte de pensar, porque é a partir dela que se constroem todos os saberes. Pensar é saber o que fazer com as informações. Informação sem pensamento é coisa morta. A arte de pensar tem a ver com um permanente espantar-se diante do assombro do mundo, fazer perguntas diante do desconhecido, não ter medo de errar, porque os saberes se encontram sempre depois de muitos erros.
Terceiro, o prazer de ler. Jamais o hábito da leitura, porque o hábito pertence ao mundo dos deveres, dos automatismos: cortar as unhas, escovar os dentes, rezar de noite. Não hábito, mas leitura amorosa. Na leitura amorosa entramos em mundos desconhecidos e isso nos faz mais ricos interiormente. Quem aprendeu a amar os livros tem a chave do conhecimento.
Mas essa escola não se constrói por meio de leis e parafernália tecnológica. De que vale uma cozinha dotada das panelas mais modernas se o cozinheiro não sabe cozinhar? É o cozinheiro que faz a comida boa mesmo em panela velha. O cozinheiro está para a comida boa da mesma forma como o educador está para o prazer de pensar e aprender. Sem o educador o sonho da escola não se realiza.
A questão crucial da educação, portanto, é a formação do educador. "Como educar os educadores?"
Imagine que você quer ensinar a voar. Na imaginação tudo é possível. Os mestres do vôo são os pássaros. Aí você aprisiona um pássaro numa gaiola e pede que ele o ensine a voar. Pássaros engaiolados não podem ensinar o vôo. Por mais que eles expliquem a teoria do vôo, só ensinarão gaiolas.
Marshal McLuhan disse que a mensagem, aquilo que se comunica efetivamente, não é o seu conteúdo consciente, mas o pacote em que a mensagem é transmitida.  "O meio é a mensagem." Se o meio para se aprender o vôo dos pássaros é a gaiola, o que se aprende não é o vôo, é a gaiola.  
Aplicando-se essa metáfora à educação podemos dizer que a mensagem que educa não são os conteúdos curriculares, a teoria que se ensina nas aulas, educação libertária etc. A mensagem verdadeira, aquilo que se aprende, é o "embrulho" em que esses conteúdos curriculares são supostamente ensinados.
Tenho a suspeita, entretanto, que se pretende formar educadores em gaiolas idênticas àquelas que desejamos destruir.
Os alunos se assentam em carteiras. Professores dão aulas. Os alunos anotam. Tudo de acordo com a "grade curricular". "Grade" = "gaiola". Essa expressão revela a qualidade do "espaço" educacional em que vivem os aprendizes de educador.
O tempo do pensamento também está submetido às grades do relógio. Toca a campainha. É hora de pensar "psicologia". Toca a campainha. É hora de parar de pensar "psicologia". É hora de pensar "método"... 
Os futuros educadores fazem provas e escrevem papers pelos quais receberão notas que lhes permitirão tirar o diploma que atesta que eles aprenderam os saberes que fazem um educador.
Desejamos quebrar as gaiolas para que os aprendizes aprendam a arte do vôo. Mas, para que isso aconteça, é preciso que as escolas que preparam educadores sejam a própria experiência do vôo."
                                                                              Rubem Alves
Educador e Escritor



13 de abril de 2016

Verdades da Profissão de Professor

Trecho do espetáculo Pra Que Serve a Escola?

"Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.
A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda." 
                                                                                                             Paulo Freire

10 de abril de 2016

NOTA 10

"... esses jovens, amontoados, chegam a ficar lá de 4 a 6 horas todos os dias, e as vezes, o dia todo ouvindo passivamente longos discursos de especialistas."

O "Pra Que Serve a Escola?" propõe uma reflexão sobre o que acontece no espaço escolar, sobre as relações entre os diferentes sujeitos presentes no seu cotidiano e no quanto essas relações influenciam na constituição da subjetividade desses mesmos sujeitos. Foi com imensa satisfação que demos início aos trabalhos da Cia de Arte Cadê neste ano. 

Registro feito com a plateia, na estreia da temporada 2016. 
Foto: Estúdio Save As

"Apresentações como esta nos enchem de regozijo e prazer. Fomos para um bar e ficamos até uma da manhã falando sobre. Fiquei encantada com a plasticidade da obra, a luz, as músicas,o cenário, os adereços simples e super bem aproveitados. fora a identificação com algumas cenas, como por exemplo, a neura dos professores, absolutamente real. Parabéns a todo grupo, pois um espetáculo é o resultado de um grande trabalho de equipe."


Professora Marlene Schimitt



A pesquisa deste trabalho partiu da memória dos bailarinos sobre suas próprias experiências e vivências em ambientes escolares. 

A todos os presentes o nosso muito obrigado.

7 de abril de 2016

Ctrl Alt Dança.com


E com grande privilégio a Cia de Arte Cadê teve sua obra estampada no site que é referência no mundo da dança. A matéria do site "Ctrl Alt Dança.com" noticia nossa estreia no calendário 2016, com o espetáculo "Pra Que Serve a Escola?", no Teatro SESI Jacarepaguá, um dos nossos grandes parceiros. O portal informa sobre os mais variados espetáculos de dança em cartaz e apresentação na cidade Maravilhosa. Ficou com curiosidade? Acessa lá: http://ctrlaltdanca.com/2016/04/07/2-espetaculos-1-performance-ponte-rj-sp/ 
A Cia Cadê agradece toda a equipe do Ctrl Alt Dança.com